terça-feira, 22 de setembro de 2009


DIÁRIO DE BORDO


No encontro de 22 de setembro de 2009, fizemos algumas leituras e boas reflexões sobre os textos em estudo. Eu e alguns de meus colegas professores já faziamos uso de algumas das novas tecnólogias, mas o curso está abrindo nossos olhos para a grande importância desses recursos para a melhoria de nossa prática pedagógica.
No dia 07/10/2009 participamos do terceiro encontro do curso onde tivemos a oportunidade de analizar um planejamento observando o nome do programa, áreas do conhecimento envolvidas, fazendo uma breve descrição com uma síntese expressando nossa opinião e as idéias suscitadas para colocar em ação posteriormente. O que colaborou bastante para a nossa prática pedagógica e os estimula a buscr meios de melhorar nossas aulas.
REALIZAMOS NO DIA 28/10/2009 NO QUARTO ENCONTRO DO CUSO PROINFO TIVEMOS A OPORTUNIDADE DE FAZER ESTUDOS SOBRE HIPERTEXTOS,CONTRUIMOS VÁRIOS TEXTOS SOBRE O A SSUNTO E DISCUTIMOS AS ATIVIDADES COM OS COLEGAS.FOI MUITO PROVEITOSO.
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA
A escola é um lugar de vivência, onde deve ser preparado um espaço adequado para aprendizagem do aluno, portanto a criação de uma sala de informática é de extrema importância para o aprendizado do mesmo. O computador contribui para a transformação da escola porque dá oportunidade ao aluno navegar, a procura de novos conhecimentos, e descobertas em relação a sua própria vivência, deixando-o compreender melhor situações que o cerca no seu dia- a- dia. O professor como mediador do conhecimento,procura aprimorar-se, renova o seu conhecimento, através de pesquisa,para melhorar também a sua pratica pedagógica.

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Hoje com a globalização, é necessário que nos educadores mudemos o nosso perfil,pois precisamos estar sintonizados com os recursos tecnológicos, em especial o computador.

Nós profissionais da educação precisamos de informações generalistas e abrangentes, necessitamos trabalhar com os alunos a formação da conciência, além da disciplina específica.

Ser professor e aprendiz é estar constantemente atualizando-se, aprender a aprender, apropriar-se das tecnologias disponíveis para que possamos formar cidadãos autônomos. Sendo assim precisamos estar sempre motivados a buscar novas metodologias de ensino contextualizando as informações, não bastando somente ter acesso a informação, mas saber busca-las nas diversas fontes e saber também transformá-las em conhecimento, levando o individuo a saber resolver problemas da vida pessoal e profissional. Pra isso devemos nos sintonizar com o mundo, e isso só é possível se nos educadores formos simultaneamente mestres e aprendiz.